A importância da Psicologia na Infertilidade
Foto de Alex Green
A actuação da Psicologia na Infertilidade tem vindo a ser nos últimos anos muito considerada e integrada em contexto clínico multidisciplinar, intervindo para ajudar os casais a gerirem e as suas emoções aquando de um novo ciclo de tratamento em Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Na verdade, a infertilidade é um problema comum ao casal uma vez que limita um projecto de vida a dois. Na verdade, observa-se de forma recorrente em consulta, a partilha de um maior desgaste emocional, acompanhado de grande vulnerabilidade, angústia, ansiedade e stress perante a incerteza do sucesso de cada ciclo de tratamento a que os casais se submetem.
A consulta psicológica não só procura estar orientada para um breve seguimento ou mesmo pontual, como também possibilita ajudar o casal a avaliar tanto as suas motivações como expectativas a cada fase do tratamento. Assim espera-se que os ajude a identificar certos pensamentos padrão menos motivadores, como emoções que se encontram implicadas na vivência da sua infertilidade, possibilitando, ao mesmo tempo, desbloquear situações, contextos, onde a presença do sentimento de culpa, ansiedade e frustração se fazem presentes no dia-a-dia do casal.
O papel do psicólogo na infertilidade é construtivo e tem por finalidade ajudar o casal a sentir-se mais apoiado. Como? Conhecendo estratégias que lhes permitam gerir as suas emoções negativas (muitas vezes angústia, culpa, raiva, ambivalência) face a sentirem-se com esperança versus medo pela incerteza do sucesso daquele tratamento. Neste caso, é fundamental para estes casais terem acesso a um espaço de escuta activa, terapêutico e individualizado que lhe permita restabelecer o seu equilíbrio.
Neste contexto da infertilidade, a actuação do psicólogo deve ser uma presença integrante no apoio emocional articulando numa equipa multidisciplinar, estando ao lado de todos os casais que vivenciam esta dura realidade, ao longo de todo o processo de tratamento em saúde reprodutiva com o objectivo de lhes oferecer estratégias, estabelecer limites, apoiando as tomadas de decisão, delineando com eles novas metas e objectivos para a sua vida.
Se precisar de ajuda neste processo, lembre-se que estamos aqui ao seu lado para os ajudar no que precisarem.
Fale connosco.
Cuidamos de si.